Nesta página, você pode acessar tanto os relatórios produzidos pela equipe ITS Rio por meio do projeto PEGABOT, como as matérias jornalísticas investigativas que foram realizadas em parcerias com organizações de mídia.
Entender como bots são usados nas redes sociais é urgente
Desde 2016, diferentes atores se debruçam para investigar e compreender os variados usos das redes sociais como estratégia de influência e manipulação da opinião pública. Quando falamos sobre automação nas redes sociais, nem sempre ela é ruim ou proibida pelos termos de uso das plataformas. No entanto, dar transparência ao uso indevido de bots nestas redes significa olhar, principalmente, para o comportamento inautêntico como agente de ataques coordenados e viralização de conteúdo.
Os robôs trabalham 24hrs por dia de forma a atingir diferentes tipos de público em horários variados
Em 2020 os bots corresponderam a mais de 40% do tráfego total da Internet
O Twitter remove a cada segundo cerca de 10 contas automatizadas e que violam as regras da plataforma
Estima-se que entre 2019 e 2020 foram gastos mais de 10 milhões de dólares com bots de propaganda política no mundo
Confira as análises mais recentes do PEGABOT
O PegaBot é uma ferramenta de educação midiática
Por meio do uso de um algoritmo que promove a transparência no comportamento dos robôs nas mídias sociais, o projeto visa fortalecer organizações da sociedade civil (OSCs), jornalistas, governos e cidadãos, como um todo, na identificação e contextualização de campanhas de desinformação.
Transparência, Capacitação e Resiliência são as nossas palavras-chaves
A partir das análises realizadas com a ferramenta PEGABOT, é possível identificar, por exemplo, se um assunto desinformativo nos “Trending topics” do Twitter está sendo impulsionado por robôs. Ou mesmo se ataques realizados a um perfil foram coordenados e realizados por bots e como tomar as melhores decisões para enfrentar esse cenário.