Entender como bots são usados nas redes sociais é urgente

Desde 2016, diferentes atores se debruçam para investigar e compreender os variados usos das redes sociais como estratégia de influência e manipulação da opinião pública. Quando falamos sobre automação nas redes sociais, nem sempre ela é ruim ou proibida pelos termos de uso das plataformas. No entanto, dar transparência ao uso indevido de bots nestas redes significa olhar, principalmente, para o comportamento inautêntico como agente de ataques coordenados e viralização de conteúdo.

Os robôs trabalham 24hrs por dia de forma a atingir diferentes tipos de público em horários variados

Em 2020 os bots corresponderam a mais de 40% do tráfego total da Internet

O Twitter remove a cada segundo cerca de 10 contas automatizadas e que violam as regras da plataforma

Estima-se que entre 2019 e 2020 foram gastos mais de 10 milhões de dólares com bots de propaganda política no mundo

Análise

Confira as análises mais recentes do PEGABOT

..

Ação automatizada pró-Bolsonaro no Twitter aumenta às vésperas do 7 de Setembro

Parceria com jornalistas

Perfis com alta probabilidade de automação publicaram 81 mil vezes em apoio aos atos em uma semana, de acordo com análises feitas pelo PegaBot em parceria com a Folha de S.Paulo...

Ler conteúdo completo

Nesta página, você pode acessar tanto os relatórios produzidos pela equipe ITS Rio por meio do projeto PEGABOT, como as matérias jornalísticas investigativas que foram realizadas em parcerias com organizações de mídia.

Análise

O PegaBot é uma ferramenta de educação midiática

..

Ações automatizadas guiaram um a cada quatro perfis favoráveis ao voto impresso no Twitter

Parceria com jornalistas

Levantamento feito pelo PegaBot para a Agência Lupa identificou contas com alto índice de automação que ajudaram a impulsionar o tema no Twitter .

Ler conteúdo completo

Por meio do uso de um algoritmo que promove a transparência no comportamento dos robôs nas mídias sociais, o projeto visa fortalecer organizações da sociedade civil (OSCs), jornalistas, governos e cidadãos, como um todo, na identificação e contextualização de campanhas de desinformação.

Análise

Transparência, Capacitação e Resiliência são as nossas palavras-chaves

..

'Estou passando fome, faz um Pix': como pedidos de doação se multiplicaram nas redes sociais

Parceria com jornalistas

Em meio aos pedidos legítimos, golpistas e robôs buscam se aproveitar da boa-fé de doadores no Twitter. A análise dos perfis foi realizada em parceria com a BBC Brasil.

Ler conteúdo completo

A partir das análises realizadas com a ferramenta PEGABOT, é possível identificar, por exemplo, se um assunto desinformativo nos “Trending topics” do Twitter está sendo impulsionado por robôs. Ou mesmo se ataques realizados a um perfil foram coordenados e realizados por bots e como tomar as melhores decisões para enfrentar esse cenário.

Veja algumas descobertas que foram possíveis com o PegaBot

Agora que você já viu o que pode ser feito com o PegaBot,
analise a probabilidade de um perfil do Twitter ser um bot

Analisar um perfil